Veja 6 dicas para alugar um imóvel sem preocupações

Descubra neste artigo 6 dicas infalíveis para alugar um imóvel, seja ele casa ou apartamento, sem nenhum tipo de preocupação ou dor de cabeça.

Alugar um imóvel sem preocupações Casa ou Aparetamento

Viver de aluguel é a realidade de centenas de milhares de brasileiros. E por esse motivo, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher o seu imóvel.

Afinal, diversos problemas podem ocorrer após a locação, caso você não se atente para alguns pequenos detalhes, antes de assinar o contrato.

Pensando em como te ajudar nesse tipo de situação, reunimos 6 dicas bem importantes, sobre como alugar um imóvel sem nenhum tipo de preocupação. Além disso, você poderá visitar a página do InMóveis.com e procurar a casa ou o apartamento dos seus sonhos para alugar.

Temos certeza de que as nossas dicas irão ajudar você a fazer a melhor escolha, sem nenhum tipo de arrependimento.

Portanto, leia este artigo até o final e aplique todas as nossas dicas ainda hoje na escolha do seu imóvel!

1 – Não alugue o primeiro imóvel que encontrar

Em primeiro lugar, vamos falar sobre os locadores que se precipitam e acabam escolhendo o primeiro imóvel que acham pela frente.

Pode ser que realmente a primeira casa ou apartamento seja uma ótima opção para você, mas mesmo assim é importante verificar outras opções.

Isso deve evitar diversos tipos de problemas e arrependimentos.

Além disso, é preciso pesquisar sobre a vizinhança e o bairro que você encontrou o imóvel.

Portanto, não aja pela precipitação, mantenha a calma e visite ao menos 5 imóveis, antes de fazer a sua escolha. Aqui no Blog do InMóveis.com, você ainda encontra um artigo que pode te ajudar a acertar em cheio na hora de escolher um imóvel.

2 – Ao alugar um imóvel verifique quais são os tipos de garantias

Ao pensar em alugar um imóvel, é preciso levar em consideração os tipos de garantia que o locador está oferecendo.

Atualmente, existem 3 tipos de garantias que são mais comuns, veja:

  • Fiador;
  • Seguro Fiança; e
  • Depósito.

Porém, não se preocupe, pois vamos falar um pouco mais sobre cada um deles:

Fiador

O fiador é uma das formas de garantia locatícia mais conhecida no mundo imobiliário.

Aqui, o locatário aluga um imóvel lançando mão do tradicional fiador, ou seja, daquele amigo ou parente que se dispõe a entrar no contrato de locação, de forma voluntária, como uma espécie de segurança financeira.

Contudo, essa pessoa precisa comprovar um bem como garantia de que realmente possui condições para arcar com o aluguel.

Além do tradicional fiador que falamos acima, outra opção, que tem ganhado bastante espaço no mercado imobiliário, é o fiador, pessoa jurídica. Aqui, a empresa assume esse papel, se tornando a fiadora do imóvel.

Para saber mais, te indicamos a empresa InMediam que possui muita experiência nesse tipo de serviço, além de facilitar toda a burocracia da locação de um imóvel, e tudo de forma segura.

Seguro Fiança

Essa é uma das modalidades de garantia menos conhecida e diz respeito a uma seguradora que recebe uma mensalidade do seu conveniado.

Em contrapartida, caso o conveniado não consiga efetuar o pagamento do aluguel, a seguradora se responsabiliza pelo pagamento.

Depósito

Já o depósito, é uma modalidade bem conhecida, principalmente para aluguéis feitos sem a intermediação de uma imobiliária.

Dessa maneira, o credor solicita o depósito do valor de 2 ou 3 aluguéis como uma garantia, caso haja o atraso do aluguel.

Essas são as 3 formas de garantias mais utilizadas para se alugar um imóvel, porém, atente-se aos detalhes de cada uma delas, antes de fechar o seu contrato.

3 – Verifique o estado das instalações quando alugar casa ou apartamento

Outro motivo de muito problema e preocupação é a falta de verificação do real estado da casa, antes de alugar.

É muito importante que você analise de perto o estado da casa e se ela se encontra realmente habitável.

Portanto, não deixe de verificar detalhes como o funcionamento das peças sanitárias, água, luz, encanamento, possíveis infiltrações e segurança do imóvel.

Tudo isso deve ser verificado antes de assinar o seu contrato, pois assim, você evita problemas futuros.

4 – Solicite uma vistoria documentada

A vistoria é uma ótima maneira de evitar preocupações ao alugar um imóvel. Afinal, basta solicitar que um profissional da área registre a real situação da casa ou apartamento antes da locação.

Dessa forma, serão registrados em fotos e anotações toda a real estrutura e funcionamento do local.

Isso deve evitar possíveis problemas na entrega do imóvel, após a finalização do contrato.

Além disso, essa é uma maneira de averiguar se existe a necessidade de algum reparo antes da mudança.

5 – Atente-se para o contrato quando alugar um imóvel

Nada de assinar o contrato sem ler cada detalhe, pois esse é um dos principais motivos para gerar problemas após a locação.

Muitas vezes o inquilino não lê tudo o que está escrito no documento e depois acaba sofrendo as consequências.

Dessa maneira, é importante que você leia atentamente cada detalhe do documento e não aceite cláusulas abusivas.

Entre os principais tópicos do documento, é preciso conter as seguintes informações:

  • Prazo total da locação do imóvel;
  • Tempo mínimo de estadia;
  • Valor do aluguel;
  • Endereço do imóvel;
  • Taxas de reajuste.

Esses são alguns dos principais itens que precisam estar presentes no contrato de aluguel. E não hesite em perguntar algo que você não tenha entendido.

6 – Saída do imóvel

Por fim, vamos falar sobre a saída do imóvel, que também é um motivo de problema e preocupação dos inquilinos.

É fundamental entender que você precisa entregar a casa da mesma forma que você encontrou, isso é o mais importante nesse tipo de situação.

A vistoria é uma ótima maneira de verificar o estado da casa no início da locação e como você deve entregar.

Porém, atente-se para possíveis pedidos que não estão dentro da sua alçada, como reformas e reparos necessários, já que esse é um dever do locador e não do locatário.

Geralmente, os reparos feitos pelo inquilino para a entrega do imóvel, são a pintura do imóvel e um possível reparo em alguns itens que foram desgastados por ele ao longo do tempo.

Conclusão

Essas são as nossas principais dicas para que você possa alugar um imóvel sem nenhum tipo de preocupação.

Nesse artigo você pode notar como é importante se atentar para alguns detalhes antes da locação, essa é a melhor maneira de evitar possíveis problemas.

Portanto, atente-se para o contrato do aluguel, a vistoria e o real estado das instalações do imóvel.

Além disso, não deixe de pesquisar diversos imóveis antes de fazer a sua escolha, pesquise também sobre a localização e a vizinhança.

Gostou do nosso artigo sobre como alugar um imóvel sem preocupações? Aproveite e compartilhe este post com os seus familiares e amigos!

Não deixe de acessar este link para saber mais dicas sobre locação e até mesmo encontrar um imóvel para você!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um