Como a organização financeira ajuda na realização de um sonho?

Hoje vamos conversar sobre como a organização financeira ajuda na realização de um sonho; então, pra início de conversa, pense comigo… Sonhos só são sonhos, se nos custam algo, certo?

Organização Financeira

Seja o nosso lazer, poder estar com quem amamos, recursos financeiros, noites de sono, etc. enfim, se não fosse assim, os sonhos teriam qualquer outro nome!

Pois bem, já que nossos sonhos nos pedem alguma renúncia, gostaria de chamar a sua atenção para o seguinte fato, para que eles se realizem precisamos de algo fundamental: Organização financeira.

Sendo assim, nossas finanças precisarão ser revistas e organizadas, uma vez que, algo novo entrará em nosso radar. Saiba que montar um orçamento doméstico pode ajudar bastante nesse processo!

Uma casa, um apartamento… A realização de um sonho!

Sonhos grandes como a compra de um imóvel, geralmente, pedirão de nós uma organização financeira maior; afinal, não se trata da realização de um simples desejo ou capricho, certo?

Porém, nessa hora, um possível pensamento talvez seja: Hoje não tenho nem a terça parte do que preciso para dar entrada no meu apartamento, como realizar meu sonho de ter a casa própria? Esse e outros pensamentos do tipo serão nossos inimigos, se funcionarem como âncora que nos prende e nos impede de dar passos.

Mesmo que essa seja uma realidade hoje, isso não quer dizer que será assim sempre… e é com isso que quero trabalhar aqui!

Diante disso, que tal começar a jornada rumo a realização do seu sonho, por meio de passos simples como a revisão de suas finanças? Essa atitude já será seu ponto de partida!

6 passos para ajudar na organização financeira:

Que tal agora pensarmos juntos em alguns passos para buscarmos a organização financeira? Afinal, ela será uma poderosa estratégia para ajudar na realização do seu sonho. Então, vamos lá…

1. Tenha claro onde quer chegar!

Termos sempre diante dos olhos a nossa meta faz com que fique menos difícil na hora de fazermos algumas renúncias; como, por exemplo, as que falamos no início do nosso texto; lembra delas? Assim, ficará cada dia mais próxima a realização do nosso sonho!

2. Identifique, claramente, a sua receita!

Para pensar em como a organização financeira nos ajuda na realização de um sonho, pense as suas contas sempre a partir do valor líquido que recebe, pois esse é o real valor que irá ter a sua disposição; jamais com base no valor bruto.

Para ajudar nessa hora, se necessário, você poderá lançar mão de planilhas (como as do Excel) ou de aplicativos de celular.

3. Separe seus gastos fixos dos eventuais!

Gastos fixos são aqueles de todo mês, como aluguel, água, luz, telefone, plano de saúde etc. Já os eventuais, como o próprio nome já diz, referem-se àqueles presentes em um mês e em outro não; um reparo em casa, por exemplo.

4. Verifique os gastos desnecessários e elimine-os!

Neste caso, recordar o seu sonho e já se visualizar usufruindo dele pode ajudar bastante em sua realização. Por exemplo, se o seu objetivo é comprar a sua casa ou apartamento, que tal se imaginar nele, pensando em seus detalhes… isso é importante, pois auxilia no foco e a eliminar os gastos desnecessários.

5. Faça depósitos mensais, mesmo em pequenas quantias e seja fiel.

Uma vez que você esteja cumprindo os passos acima, sua organização financeira já está em andamento. Agora é hora de somar aos passos anteriores, os depósitos mensais. Como dito, mesmo que comece com pequenas quantias, o importante nesse momento é começar e ser fiel mensalmente.

6. Para a realização do seu sonho: Não se distraia!

Por fim, mas não menos importante, não se distraia de seu objetivo. Quando você já tiver juntado uma graninha boa, provavelmente, terá a tentação de se distrair e adquirir outro bem. Portanto, atenção!

Uma dica importante é conhecer, mais sobre financiamento e seus tipos, isso pode ajudar bastante; afinal, quanto mais informação de qualidade possuímos, melhor para nos mantermos firmes em nossos propósitos.

Depois disso, outra dica é procurar uma consultoria para um possível financiamento. Quem sabe, nesse momento já seja possível dar entrada em seu apartamento? No InMóveis.com você pode até fazer uma simulação!

Considerações finais

Espero que tenha ficado claro que para que um sonho que demanda tanto investimento (não só financeiro) se realize, é fundamental manter o foco. Assim, todos os dias colaboramos com a parte que compete àquele dia para a sua realização.

Mesmo que, inicialmente, pareça distante a realização do seu sonho que tal começar hoje com esses simples passos que apresentei? Como falamos no início desse artigo, renúncias serão necessárias, afinal o que está em jogo, não tem outro nome senão: SONHO!

E aí, gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e vamos iniciar hoje a conquista do seu sonho! Que tal?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Novos Artigos do InMóveis.com

reunião de condomínio

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio?

Qual o direito do inquilino na assembleia de condomínio? Você sabe dizer o que é permitido? Saiba que é comum o síndico, bem como os condôminos terem, dúvidas a respeito do direito do inquilino nas assembleias. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer, segundo as previsões da lei. Então, se este assunto te interessa, fique

morar em casa ou apartamento?

Descubra de qual é a melhor opção para você, morar em casa ou apartamento?

Morar em casa ou apartamento, afinal, qual a melhor opção? Saiba que uma escolha dessas é um desafio, pois cada família tem suas características, suas demandas, necessidades e desejos. Diante esses fatores, saber escolher um imóvel para morar, ou seja, se casa ou apartamento, é importante. Por isso, fizemos este conteúdo para te ajudar! Acompanhe

como decorar uma varanda

Confira 8 dicas de como decorar uma varanda!

Como decorar uma varanda? Se essa for sua dúvida, saiba que você verá dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para deixar esse ambiente bonito e conveniente. Se você sempre sonhou em uma casa ou apartamento com varanda, mesmo tendo um espaço pequeno ou estreito, é possível tornar esse desejo uma realidade. Use de

Como funciona a compra de um apartamento na planta

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Ao comprar apartamento na planta, você estará investindo em um imóvel que será construído. Você vai entender melhor como é esse processo e tirar algumas dúvidas a respeito desse tipo de transação imobiliária. Antes de mais nada, você sabia que esse tipo de transação imobiliária pode ser muito vantajoso? Acompanhe este post e aprenda mais!

posso ter pet em apartamento?

Posso ter um cachorro em apartamento? Descubra se é possível!

Você mora em apartamento e deseja ter um pet, porém não sabe quais são as regras para isso? Preparamos este artigo para te explicar como você pode ter um cachorro em apartamento. Isso porque, ao contrário da pessoa que mora em uma casa, chácara e afins onde o cachorro pode brincar e correr em um